Sem Escala

O Parágrafo
i
Antes de começar a elaborar um parágrafo, é importante atentar para os seguintes passos preliminares:
1º) Escolher um assunto.
Por exemplo: leitura.
2º) Fazer a delimitação do assunto escolhido, isto é, restringir o pensamento, concentrar-se
apenas em um ou dois aspectos do tema.
Por exemplo, escolhido o tema “leitura”, delimitá-lo para “vantagens da leitura”.
3º) Definir a intenção, o objetivo de quem escreve o parágrafo. Assim, pode-se redigir para
“mostrar as vantagens que a leitura proporciona”.
Escolhido o ASSUNTO, a DELIMITAÇÃO e o OBJETIVO, elabora-se o primeiro item da estrutura do
parágrafo.
Tópico Frasal
Também chamado de frase-núcleo, o tópico frasal geralmente é a introdução do parágrafo. É a
apresentação do assunto com sua delimitação e o objetivo de forma implícita.
Exemplo de tópico frasal:
A leitura proporciona inúmeras vantagens aos que a praticam.
Desenvolvimento
Uma vez elaborado o tópico frasal, passa-se ao desenvolvimento. Nesse momento, é preciso
haver uma seleção de idéias relacionadas à delimitação do assunto e à ordenação das mesmas.
Aproveitando o assunto “leitura” com sua delimitação, objetivo e tópico frasal apresentados, podem-se
selecionar as seguintes idéias para o desenvolvimento:
• a prática da leitura amplia o vocabulário;
• conhecimentos variados são adquiridos através da leitura;
• a leitura como forma de lazer.
Ainda é possível ordenar tais idéias, conforme o seu domínio sobre o assunto. Por exemplo:
1º) conhecimentos variados são adquiridos através da leitura;
2º) a prática da leitura amplia o vocabulário;
3º) a leitura como forma de lazer.
O Parágrafo Texto Complementar
Conclusão
A última etapa é a conclusão. Sua elaboração consiste em retomar a delimitação do assunto,
acrescentando uma idéia ou opinião, tendo o cuidado de não repetir algo que já tenha sido exposto
ou desenvolvido. Pode-se até levantar uma questão que servirá para a reflexão posterior do leitor. O
importante nessa etapa é o fechamento da argumentação de modo coeso e coerente.
É necessário salientar que a estrutura definida até aqui pertence ao chamado parágrafo padrão, o
qual consiste em uma explanação escrita com, no mínimo, cinco períodos.
O parágrafo, quando usado no modelo padrão, deve apresentar a seguinte estrutura:
- Tópico frasal = idéia núcleo;
- Desenvolvimento = explanação do tópico frasal;
- Conclusão = fechamento da idéia trabalhada e desenvolvida no parágrafo.
Nos textos atuais, normalmente não se utiliza o modelo padrão.
O que não pode faltar em um parágrafo?
O Tópico Frasal = não existe parágrafo sem uma idéia núcleo;
Cada parágrafo = apresenta apenas uma idéia central = tópico frasal.
(não existe mais de uma idéia em um só parágrafo!!!)
Nos textos atuais, normalmente encontramos o Tópico frasal e o desenvolvimento, deixando
para a conclusão do texto, ou seja, o último parágrafo do texto para se fazer a conclusão.
Obs.: mesmo com esta abordagem do parágrafo (modelo padrão), nos textos de jornais,
revistas, etc, normalmente não vemos com freqüência o modelo padrão, mas, é importante
destacar que, para que haja entendimento, é fundamental que haja progressão de idéias e que
se tenha unidade textual.
Portanto,
Observe, a seguir, um exemplo de parágrafo padrão.
A leitura proporciona inúmeras vantagens. Uma delas é a ampliação do vocabulário, pelos
diversificados conceitos que apresenta. Também ocorre a aquisição de conhecimentos
variados, tanto empíricos quanto científicos, dependendo do texto escolhido. Além disso, é
uma fonte de lazer inesgotável, visto que permite ao indivíduo uma “viagem” ao encantado
mundo da fantasia através das personagens que vão aparecendo. Assim, verifica-se que esse
hábito deve ser amplamente estimulado, pois traz muitos benefícios.
O Parágrafo Texto Complementar
Exercícios Sugeridos
1) Leia os textos a seguir e responda às questões seguintes:
A Internet começou há 25 anos como veículo de comunicação confiável entre computadores. A
rede foi iniciada pelo Departamento de Defesa norte-americano para ser, a principio, um meio
de comunicação que auxiliasse pesquisadores ligados à defesa dos EUA e do resto do mundo,
mas, nos últimos quatro anos, passou a ser utilizada pela população em geral. Quase dois
milhões de pessoas no Brasil estão ligadas à Internet, 40 milhões nos EUA e de 60 a 80 milhões
no mundo todo. A Internet se tomou um sistema telefônico global, virtualmente livre para que as
pessoas se comuniquem, usando seus computadores para isso. Transformou-se também num
canal de notícias. À medida que se desenvolveu, ficou evidente a impossibilidade de controlá-la
ou detê-la. O número de usuários cresce a cada dia.
Quando surgiu a
Internet?
a) Identifique o assunto, a delimitação e o objetivo do parágrafo.
b) Identifique o Tópico Frasal, grifando-o com um traço.
c) O parágrafo apresenta conclusão? Explique.
2) No link a seguir, leia o texto de Stephen Kanitz e responda:
http://www.kanitz.com.br/veja/@ administrador.asp
a) Ele usa parágrafos padrão?
b) Os parágrafos apresentam tópico frasal, desenvolvimento e conclusão?
c) Os parágrafos são coerentes? Justifique sua resposta.
3) Leia o texto a seguir e responda:
a) Qual é o tópico frasal neste parágrafo?
b) Como o autor desenvolve o parágrafo?
c) Existe uma conclusão? Grife-a.

Leave a Reply