Sem Escala

Hoje o professor passou alguns videos sobre a Arte Grega.
Esses videos logo estarão no Groups da turma do 1º Semetre, y luego despues aca, para que todos possam apreciar um pouco da Arte Grega.

Houve também um debate sobre o Belo, Beleza X Dinheiro. Foi uma boa dicusão, divertida, mas Bárbara (cabelo de fogo 2), você perdeu ¬¬
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Todas as profissões têm sua visão do que é felicidade. Já li um economista defini-la como
ganhar 20.000 dólares por ano, nem mais nem menos. Para os monges budistas, felicidade é a busca
do desapego. Autores de livros de auto-ajuda definem felicidade como “estar bem consigo mesmo”,
“fazer o que se gosta” ou “ter coragem de sonhar alto”. O conceito de felicidade que uso em meu
dia-a-dia é difícil de explicar num artigo curto. Eu o aprendi nos livros de Edward De Bono, Mihaly
Csikszentmihalyi e de outros nessa linha. A idéia é mais ou menos esta: todos nós temos desejos,
ambições e desafios que podem ser definidos como o mundo que você quer abraçar. Ser rico, ser
famoso, acabar com a miséria do mundo, casar-se com um príncipe encantado, jogar futebol, e assim
por diante. Até aí, tudo bem. Imagine seus desejos como um balão inflável e que você está dentro dele.
Você sempre poderá ser mais ou menos ambicioso inflando ou desinflando esse balão enorme que
será seu mundo possível. É o mundo que você ainda não sabe dominar. Agora imagine um outro balão
inflável dentro do seu mundo possível e, portanto, bem menor, que representa a sua base. É o mundo
que você já domina, que maneja de olhos fechados, graças aos seus conhecimentos, seu QI emocional
e sua experiência. Felicidade nessa analogia seria a distância entre esses dois balões - o balão que
você pretende dominar e o que você domina. Se a distância entre os dois for excessiva, você ficará
frustrado, ansioso, mal-humorado e estressado. Se a distância for mínima, você ficará tranqüilo, calmo,
mas logo entediado e sem espaço para crescer. Ser feliz é achar a distância certa entre o que se tem e
o que se quer ter.
Uma Definição de Felicidade
Stephen Kanitz
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O Parágrafo
i
Antes de começar a elaborar um parágrafo, é importante atentar para os seguintes passos preliminares:
1º) Escolher um assunto.
Por exemplo: leitura.
2º) Fazer a delimitação do assunto escolhido, isto é, restringir o pensamento, concentrar-se
apenas em um ou dois aspectos do tema.
Por exemplo, escolhido o tema “leitura”, delimitá-lo para “vantagens da leitura”.
3º) Definir a intenção, o objetivo de quem escreve o parágrafo. Assim, pode-se redigir para
“mostrar as vantagens que a leitura proporciona”.
Escolhido o ASSUNTO, a DELIMITAÇÃO e o OBJETIVO, elabora-se o primeiro item da estrutura do
parágrafo.
Tópico Frasal
Também chamado de frase-núcleo, o tópico frasal geralmente é a introdução do parágrafo. É a
apresentação do assunto com sua delimitação e o objetivo de forma implícita.
Exemplo de tópico frasal:
A leitura proporciona inúmeras vantagens aos que a praticam.
Desenvolvimento
Uma vez elaborado o tópico frasal, passa-se ao desenvolvimento. Nesse momento, é preciso
haver uma seleção de idéias relacionadas à delimitação do assunto e à ordenação das mesmas.
Aproveitando o assunto “leitura” com sua delimitação, objetivo e tópico frasal apresentados, podem-se
selecionar as seguintes idéias para o desenvolvimento:
• a prática da leitura amplia o vocabulário;
• conhecimentos variados são adquiridos através da leitura;
• a leitura como forma de lazer.
Ainda é possível ordenar tais idéias, conforme o seu domínio sobre o assunto. Por exemplo:
1º) conhecimentos variados são adquiridos através da leitura;
2º) a prática da leitura amplia o vocabulário;
3º) a leitura como forma de lazer.
O Parágrafo Texto Complementar
Conclusão
A última etapa é a conclusão. Sua elaboração consiste em retomar a delimitação do assunto,
acrescentando uma idéia ou opinião, tendo o cuidado de não repetir algo que já tenha sido exposto
ou desenvolvido. Pode-se até levantar uma questão que servirá para a reflexão posterior do leitor. O
importante nessa etapa é o fechamento da argumentação de modo coeso e coerente.
É necessário salientar que a estrutura definida até aqui pertence ao chamado parágrafo padrão, o
qual consiste em uma explanação escrita com, no mínimo, cinco períodos.
O parágrafo, quando usado no modelo padrão, deve apresentar a seguinte estrutura:
- Tópico frasal = idéia núcleo;
- Desenvolvimento = explanação do tópico frasal;
- Conclusão = fechamento da idéia trabalhada e desenvolvida no parágrafo.
Nos textos atuais, normalmente não se utiliza o modelo padrão.
O que não pode faltar em um parágrafo?
O Tópico Frasal = não existe parágrafo sem uma idéia núcleo;
Cada parágrafo = apresenta apenas uma idéia central = tópico frasal.
(não existe mais de uma idéia em um só parágrafo!!!)
Nos textos atuais, normalmente encontramos o Tópico frasal e o desenvolvimento, deixando
para a conclusão do texto, ou seja, o último parágrafo do texto para se fazer a conclusão.
Obs.: mesmo com esta abordagem do parágrafo (modelo padrão), nos textos de jornais,
revistas, etc, normalmente não vemos com freqüência o modelo padrão, mas, é importante
destacar que, para que haja entendimento, é fundamental que haja progressão de idéias e que
se tenha unidade textual.
Portanto,
Observe, a seguir, um exemplo de parágrafo padrão.
A leitura proporciona inúmeras vantagens. Uma delas é a ampliação do vocabulário, pelos
diversificados conceitos que apresenta. Também ocorre a aquisição de conhecimentos
variados, tanto empíricos quanto científicos, dependendo do texto escolhido. Além disso, é
uma fonte de lazer inesgotável, visto que permite ao indivíduo uma “viagem” ao encantado
mundo da fantasia através das personagens que vão aparecendo. Assim, verifica-se que esse
hábito deve ser amplamente estimulado, pois traz muitos benefícios.
O Parágrafo Texto Complementar
Exercícios Sugeridos
1) Leia os textos a seguir e responda às questões seguintes:
A Internet começou há 25 anos como veículo de comunicação confiável entre computadores. A
rede foi iniciada pelo Departamento de Defesa norte-americano para ser, a principio, um meio
de comunicação que auxiliasse pesquisadores ligados à defesa dos EUA e do resto do mundo,
mas, nos últimos quatro anos, passou a ser utilizada pela população em geral. Quase dois
milhões de pessoas no Brasil estão ligadas à Internet, 40 milhões nos EUA e de 60 a 80 milhões
no mundo todo. A Internet se tomou um sistema telefônico global, virtualmente livre para que as
pessoas se comuniquem, usando seus computadores para isso. Transformou-se também num
canal de notícias. À medida que se desenvolveu, ficou evidente a impossibilidade de controlá-la
ou detê-la. O número de usuários cresce a cada dia.
Quando surgiu a
Internet?
a) Identifique o assunto, a delimitação e o objetivo do parágrafo.
b) Identifique o Tópico Frasal, grifando-o com um traço.
c) O parágrafo apresenta conclusão? Explique.
2) No link a seguir, leia o texto de Stephen Kanitz e responda:
http://www.kanitz.com.br/veja/@ administrador.asp
a) Ele usa parágrafos padrão?
b) Os parágrafos apresentam tópico frasal, desenvolvimento e conclusão?
c) Os parágrafos são coerentes? Justifique sua resposta.
3) Leia o texto a seguir e responda:
a) Qual é o tópico frasal neste parágrafo?
b) Como o autor desenvolve o parágrafo?
c) Existe uma conclusão? Grife-a.
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Hoje o professor recebeu os trabalhos e explicou alguns na lousa.
Resolveu alguns preoblemas da apostila, que seguem abaixo.
Entregou tambem uma folha com a resoluçao de todos os exercicios da 2ª Lista de Exercicios, também abaixo.
E não esqueçam... semana que vem PROVA !!!


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O professor de Desenho Tecnico estará vistando todos os desenhos feitos em sala de aula na próxima semana, dia 04/10/11.
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O tema desta aula foi COTAGEM.

Termos novos:
Ticar / Ticagem = é aquela linha na diagonal da demarca a area do texto da cota.

Cotas Totais = as cotas externas do desenho

Cotas Parciais = esao mais proximas do desenho, podem estar sozinhas representando apenas uma linha

Amanhã, provavelmente, já terei postado os desenhos feitos em sala, todos escaneados e tal.

Na próxima aula o professor vistará todos os desenhos.

Abaixo os desenhos passados nesta aula.

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Aos alunos ausentes na aula de Leitura e Redação de 23/09.

Fazer um texto (de tema livre) e mandar para o e-mail andersg@gmail.com até sexta-feira dia 30/09/11.

Obs.:
Este texto é a Primeira Avaliação.
A Segunda avaliação será no fim de Outubro, e a Terceira no Fim do Semestre.

Texto com 03 parágrafos e cada parágrafo contendo 03 frases.
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Oi pessoal,

Marcada a primeira Prova de Topografia - 10/10/2011.

Segundo o professor, vai cair tudo que vimos até hoje.
Noções de Topografia, as Nomenclaturas vistas até agora, Angulos e o que mais ainda for passado neste intervalo.
Tudo relax, né?!
Até agora o mais ocmplexo que vimos em suas aulas foram os angulos, sendo que para a turma do segundo semestre vai ser fichinha graças a aula do Milani (Fundamentos da Matematica e Fisica).
Se houver duvidas (até parece obvil que há) podem me encher o saco durante a aulas que eu passo o que tiver entendido.
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É só clicar nas imagens abaixo pessoal, lembrando que dia 10/10/2011 tem prova de Topografia.
Vocês podem conferir todas as datas de Provas e entregas de trabalhos clicando aqui Trabalhos/Datas










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Entregar a 2ª lista de exercicios de Matematica até o dia 28/11.
(lista no final do post)

Lembrando que o professor não corrige os exercicios, só da uma olhada pra ver se ninguem tentou engana-lo com uma receita de bolo. O mais importante é a diagramção, as caracteristicas estéticas do trabalho e blablablabla.

Para quem perdeu a ultima a aula... bem, se ferraram pq foi demais !
Vlw muito a pena ter revisto to o circulo trigonometrico.
Se houver pedidos posso dispor a aula no blog.

Boa sorte no cola-cola pessoal.

A lista está logo abaixo. Baixe, imprima e seja feliz =]



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Deverá ser entregue dia 20/09/2011 - segunda-feira...

TOPOGRAFIA
LISTA DE EXERCÍCIOS
ESCALAS


1. Qual a dimensão real de uma estrada que, em uma carta é 1:20.000, é representada por 8,0cm?

2. Em uma carta ( em cm), qual a distância a 12,5 km no terreno, sendo a escala da referida carta igual a 1:50.000?

3. Qual a escala de uma carta Topográfica, na qual uma estrada de 1600m reais é representada por 64,00 cm?

4. A distância média entre dois pontos em uma carta na escala 1:250.000m é de 0,007m. No terreno, qual a distância correspondente a esses dois pontos?

5. Ao Medirmos em uma carta uma distância de 0,66m e sabendo que a distância verdadeira é de 6.600,00m, qual será a escala da carta onde realizamos a medição?

6. A Ponte Rio Niteroi, com 14 km de extensão é representada em uma carta na escala 1:50000. Qual valor em m, cm e mm?

7. Ampliar em 5 vezes a escala 1: 100.000

8. Reduzir em 4 vezes a escala 1:25 000

9. Considerando, estética, clareza e bom senso, construir escalas gráficas para as seguintes escalas numéricas:

a. 1: 100.000
b. 1: 500.000
c. 1: 10.000
d. 1: 2.500.000
e. 1: 5. 000.000
f. 1: 5.000
g. 1: 1.000


10. Para representar, no papel, uma linha reta que no terreno mede 45m, utilizando-se a escala 1:450, pergunta-se: qual será o valor desta linha em cm?

11. A distância entre dois pontos, medida sobre uma planta topográfica, é de 520mm. Sabendo-se que, no terreno, estes pontos estão distantes 215,5m, determine qual seria a escala da planta.

12. A distância entre dois pontos, medida sobre uma planta topográfica, é de 55cm. Para uma escala igual a 1:250, qual será o valor real desta distância?
Se a avaliação de uma área resultou em 2575cm2 na escala 1:500, a quantos m2 corresponderá esta mesma área, no terreno?

13. A área limite de um projeto de Engenharia corresponde a 25 km2. Determine a escala do projeto em questão, se a área representada equivale a 5000 cm2.

14. Construa uma escala gráfica para a escala nominal 1:600.

15. Construa uma escala gráfica para a escala nominal 1:25.000.

16. Construa uma escala gráfica para a escala numérica 1:1.000.000.

17. Quantas folhas de papel tamanho A4 serão necessárias para representar uma superfície de 350m x 280m, na escala 1:500?

18. Quantas folhas seriam necessárias se, para o exercício anterior, fossem descontadas margens de 20mm para cada lado da folha?

19. Quantas folhas seriam necessárias se, para o exercício anterior, a folha utilizada fosse a A4 deitada?

20. Pesquise em plantas, cartas e mapas de várias escalas, as características de construção e representação das escalas gráficas utilizadas (intervalo, unidade, comprimento).
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Testando Menus
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Segundo Teste
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